sábado, 4 de janeiro de 2014

Planejamento

Planejamento. Estamos constantemente fazendo planejamentos. Seja a curto prazo ou a longo prazo. Quem nunca pensou no que vai comer no almoço do dia seguinte, ou nas férias do fim de ano. Estamos sempre planejando, isso é fato. 

Planejar é gostoso. Uma viagem, por exemplo. A gente procura saber quais são os pontos turísticos, onde comer bem, quais museus, lugar para se hospedar, enfim, traçamos um roteiro. E achamos que vamos cumprir o tal roteiro de cabo a rabo. Quando a viagem sai mais ou menos de acordo, a gente se sente satisfeito, acha que soube planejar tudo direitinho. Ledo engano. 

Hoje, percebo que se uma viagem saiu conforme o planejado é porque era para ser assim. "Estava escrito". Você pode até achar que eu estou sendo pessimista em dizer que não temos controle da nossa própria vida. Talvez, realmente, não sei. Só sei, que em muitas ocasiões, nós achamos que sabemos de tudo, quando sabemos de quase nada. 

Para 2014 eu planejei. Planejei uma viagem. Não uma viagem turística. Não pretendia simplesmente conhecer a Itália. Iria a trabalho, enriquecer a minha vivência. Iria morar em Parma por 8 meses. Sem meu marido. Não foi uma decisão simples a ser tomada. Mas foi muito, mas muito pensada e planejada. E uma vez que a gente traça o roteiro, sair dele é difícil. Modificá-lo requer muito esforço. Mas as vezes nós nos vemos obrigados a refazer o roteiro por completo.

A vida é assim. O difícil é aceitar que nem sempre estamos no leme da nossa própria vida. Na verdade não gosto desse olhar fatídico de que não sou dona das minhas escolhas. Mas também não é desse jeito. Como adepta da doutrina Espírita, hoje percebo que tenho sim o livre-arbítrio, sou dona das minhas escolhas, a questão é que muitas dessas escolhas são tomadas ainda na esfera espiritual, no momento do planejamento reencarnatório. Mas o que isso quer dizer, escolhi ou não? Escolhi sim, com auxilio da Espiritualidade Maior, sendo orientada a fazer o roteiro da minha vida na Terra de forma que tudo me leve ao sucesso evolutivo. Então, fica a pergunta, por que muda? Não muda. Tudo ocorre como tem que ser. Nós é que nos esquecemos do que nos comprometemos quando em Espírito e aí, traçamos rotas diferentes daquelas que foram originariamente montadas. 

Mas voltando a questão da Itália. O "planejamento" era a viagem. Depois de tanta batalha para aceitar as condições nas quais eu iria me submeter a essa aventura, Deus me mostrou que eu estava saindo da rota original. 

Sapatinho Crochê Mod.02 - Branco

Os meus planos de 2014 são outros. É o de ser mãe. É com muita alegria (e susto) que estamos esperando o nosso primeiro rebento. Que ele venha com muita saúde e luz. Estamos aguardando ansiosos...


Nenhum comentário:

Postar um comentário